20 de Novembro de 2018

AS ESCOLAS, A CULTURA E O TRABALHO PEDAGÓGICO DO CONCELHO EM DESTAQUE NA FEIRA DO LIVRO DE AMARES

28-03-2018

Encerrou portas, no passado domingo, mais uma edição da Feira do Livro de Amares. A iniciativa decorreu, entre os dias 19 e 25 de março, na Galeria de Artes e Ofícios, promovendo um contacto privilegiado entre os amarenses e a cultura. A par desta iniciativa decorreu a X Mostra Pedagógica que deu a conhecer aos visitantes trabalhos de todos os ciclos de ensino dos centros escolares do concelho.

Momentos musicais protagonizados por diferentes escolas/grupos do concelho, sessões de leitura, mostra de produtos regionais e tradicionais, apresentações de livros e encontros com escritores, oficina de robótica, entre outros, fizeram parte desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Amares, através da Biblioteca Municipal de Amares, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Amares.

Em jeito de balanço, o vice-presidente da Câmara Municipal de Amares e vereador da Cultura, Isidro Araújo, refere que “é sempre difícil mobilizar as pessoas para este género de atividades culturais” mas entende que “de qualquer forma é um trabalho em busca da cultura que deve ser feito de forma contínua e que tudo isso deverá colher frutos no futuro”.

O vice-presidente destaca, ainda, o esforço que é feito pela autarquia para trazer “qualidade e diversidade” na escolha dos escritores. “Esta é uma iniciativa de mérito e de sucesso até pela programação que oferecemos e pelo modelo como é dinamizada, pela ligação que tem ao Agrupamento de Escolas e a tudo de bom que nos é permitido promover nesse contexto. O facto de haver uma mostra pedagógica é uma mais-valia”, conclui Isidro Araújo, endereçando uma palavra de “agradecimento muito especial” à direção do agrupamento, professores, alunos, colaboradores bibliotecários e funcionários municipais envolvidos nesta atividade.

Diogo Piçarra e José Milhazes foram destaques desta edição

A apresentação de “Diogo Piçarra em Pessoa”, um projeto que faz uma abordagem à obra do poeta e através do qual o músico mostra-se, apresenta-se e reinventa-se em Pessoa partilhando um pouco mais da sua identidade foi, a par do encontro com o escritor e jornalista José Milhazes (um dos correspondentes na Rússia mais destacados da televisão portuguesa), um dos momentos mais marcantes da Feira do Livro de Amares.

A estes nomes juntaram-se os do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, o da escritora Ana Saldanha, o do narrador de histórias, Thomas Bakk, bem como se destacou a apresentação do livro “A Procissão da Burrinha”.

A Feira do Livro deu também ênfase a talentos locais, nomeadamente através do Concurso Literário Sá de Miranda, uma iniciativa destinada a todos os ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Amares. O momento que serviu, ainda, para dar a conhecer os vencedores da fase concelhia do concurso nacional de leitura 2017/2018, destinado ao 2º e 3º ciclos e secundário.

De salientar também a participação da AECA – Associação Educação Cultura e Artes, da AFA Estudos Musicais, da Escola de Música Luís Capela e do Grupo de Bombos “Escola “EscolABombar" que abrilhantaram a programação.