15 de Novembro de 2018

“Arca dos Sonhos” renasceu para continuar a dar resposta às necessidades das famílias amarenses

Valência é apenas uma das medidas da área social do Município de Amares

Totalmente remodelada, “renasceu”, recentemente, a “Arca dos Sonhos”, o Banco de Recursos da Divisão de Ação Social do Município de Amares. Depois de ter sido alvo de algumas obras de remodelação e reorganização, o espaço reabriu para continuar a dar resposta às necessidades das famílias amarenses, sinalizadas pelos técnicos da Rede Social do Concelho.

“Mais que uma remodelação é um renascer da Arca dos Sonhos. É um espaço que já está aberto há alguns anos e em que vamos continuar a investir”, sublinhou a vereadora da Ação Social do Município, Cidália Abreu.

“Quero aproveitar para agradecer e dar os parabéns à colaboradora do Município de Amares, Márcia Silva, pela forma como investiu profissionalmente e pessoalmente na remodelação deste espaço, permitindo que qualquer amarense que o visite pelos diversos motivos, se sinta muito bem acolhido. A Arca dos Sonhos continuará a disponibilizar géneros alimentares, vestuário e também algum mobiliário”, acrescentou.

A vereadora da Ação Social também aproveitou a ocasião para endereçar “uma palavra de apreço” a todos as entidades e instituições que são parceiras deste projeto, particularizando o Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas de Amares, pelo “seu empenho, envolvimento e dedicação”, bem como a todos os amarenses que têm contribuído com os seus donativos, lembrando o “seu generoso contributo” nas campanhas alimentares que têm vindo a ser promovidas pela “Arca dos Sonhos” e na cedência de bens para rechear o banco de recursos. “Só graças a esse ato voluntário das pessoas é que conseguimos este espaço maravilhoso”, sublinhou.

Mostrando-se “muito entusiasmada” por abraçar este projeto, Márcia Silva diz que remodelou o espaço “com o coração” e espera que sirva para ajudar muitos amarenses.

A reabertura desta valência ficou, ainda, por um desfile de moda protagonizado por várias crianças do concelho, que deram brilho a algumas das roupas que se encontram disponíveis na “Arca dos Sonhos” para distribuir pelas famílias amarenses que demonstrem tal necessidade.

Investimento na ação social ronda mais de meio milhão de euros

A “Arca dos Sonhos” é apenas um dos projetos implementados pela Câmara Municipal de Amares, no que diz respeito à Ação Social, que assume esta área como uma das grandes prioridades. Centenas de famílias amarenses beneficiam, mensalmente, de um conjunto de medidas implementadas com o objetivo de garantir melhores condições de vida à população. Só no anterior mandato, o executivo camarário liderado por Manuel Moreira investiu meio milhão de euros com o pagamento de mais de 1000 vacinas contra a meningite para crianças, a implementação do Cartão Sénior, o apoio ao arrendamento, o projeto habitação digna e a comparticipação mensal da medicação a mais de 200 idosos do concelho.

Deste pacote de medidas sociais, destaca-se, mensalmente, o apoio à aquisição da vacina “Bexsero”, destinada a prevenir a meningite, e que compreende a comparticipação mensal de uma média de 25 vacinas, num investimento de cerca de 2400 euros.

O apoio ao arrendamento, que abrange por mês uma média de 68 famílias, numa comparticipação de mais de 4000 euros e o apoio à aquisição de medicamentos por parte dos reformados do concelho (média de 87 pessoas por mês), no valor de mais de 2000 euros são outras das medidas a realçar.

O “Cartão Municipal Sénior”, implementado com a finalidade de permitir às pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos usufruir de descontos em bens e serviços de equipamentos municipais, comércio local, clínicas de saúde e bem-estar, bem como em diversas atividades lúdicas e desportivas, entre outros setores, é outra medida inovadora implementada pelo atual executivo e que regista até ao momento adesão de mais de 350 pessoas.

No que diz respeito à educação, a Câmara Municipal de Amares apoia, anualmente, cerca de 20 estudantes universitários com bolsas de estudo e assegura, na íntegra, o transporte a todos os alunos de Amares que se encontrem a cumprir a escolaridade obrigatória, desde o 5º ao 12º ano.