21 de Setembro de 2018

AMARES VIVEU NATAL EM MODO SUSTENTÁVEL

27-12-2017

A Urjalândia, Aldeia de Natal Sustentável, foi a grande novidade do programa de Natal que o Município de Amares está a promover, até ao dia 14 de janeiro, com um conjunto de atividades direcionadas aos mais variados públicos. A iniciativa atraiu, no passado sábado, centenas de visitantes até à aldeia do Urjal, situada na União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, para apreciar a decoração natalícia toda produzida à base de produtos recicláveis e para desfrutar de uma tarde com muita animação e onde não faltaram as raízes e a tradição.

“Com um valor paisagístico, turístico e ecológico incomparável, a aldeia do Urjal foi o local perfeito para acolher esta aldeia de Natal sustentável, proporcionando aos visitantes um contacto privilegiado com a natureza, num ambiente marcado pela magia desta quadra natalícia e caraterizado pelas nossas tradições e identidade”, sublinhava o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, na reta final da iniciativa.

A animação desta atividade, que pretendeu fazer deste Natal um momento encantado de aprendizagem ambiental, dividiu-se entre dois espaços: o primeiro, centralizado na própria aldeia, decorada em modo sustentável, e onde foi possível visitar o mercado dos produtos locais, as adegas e participar na festa da fogueira natalícia, animada ao som de músicas natalícias e tradicionais; e o segundo, no chamado bosque dos duendes, um espaço mais dedicado a estimular o imaginário das crianças e onde foi possível visitar a casa do Pai Natal, andar a cavalo e participar nos jogos tradicionais inspirados pela mãe natureza. Pelo caminho foi possível contemplar o carvalho-mor, observar o vale do Cávado e o bosque do inferno.

Decorrida que está a primeira edição desta iniciativa, o vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Patrício Ribeiro, traça um balanço muito positivo, sublinhando que a iniciativa “irá continuar no próximo ano, durante um período mais alargado e com um reforço das atividades, mas com a promessa de não alterar o caráter genuíno do evento”.

“O envolvimento da comunidade local foi preponderante na decoração da aldeia, em modo sustentável, tendo manifestado vontade e motivação para aumentar o seu envolvimento na edição de 2018. Deste modo, o comprometimento em transformar Amares num município mais verde e sustentável tem nesta iniciativa um carácter pioneiro na região por aliar os objetivos municipais com o envolvimento da comunidade numa questão tão premente como é o da sensibilização e valorização ambiental”, frisou Vítor Patrício.

Recorde-se que a Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Amares em parceria com a União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, com a colaboração da Amarcitrus, Quinta de Lamoso, AE de Lago e Rendufe, Rancho Folclórico de Vilela, Valoriza, Grupo de Teatro de Bouro (Fernando Fernandes), Junta de Freguesia de Barreiros e crianças do teatro infantil da freguesia, AFA – Associação de Fomento Amarense (estudantes da AFA), Marta Faria, Bombeiros Voluntários de Amares e toda a comunidade de voluntários que contribuíram para a concretização deste projeto.