19 de Junho de 2018

Amares vai estar representada na final do XII Concurso Nacional de Leitura 2017/2018

23-05-2018

Matilde Ribeiro, estudante do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Amares, vai representar o concelho na XII Concurso Nacional de Leitura 2017/2018, que acontece no dia 10 de junho, em Pombal. A aluna foi selecionada, durante o dia de ontem, na Fase Intermunicipal da CIM Cávado – Comunidade Intermunicipal do Cávado, que decorreu entre a Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda e o Auditório Dom Gualdim Pais, em Amares.

No total, 24 alunos de todos os níveis de ensino dos seis municípios que fazem parte da  CIM Cávado (Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro Vila Verde) participaram nesta fase de seleção, mostrando as suas competências através da realização de uma prova escrita e de uma prova oral. Desses, 3 alunos de cada um dos níveis de ensino representados (1º, 2º e 3º ciclos e secundário) receberam prémios patrocinados pela empresa DST, no valor de: 100 o 1º prémio, 75 € o 2º prémio, e 50 € o 3º prémio, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, Manuel Moreira. Para além desta empresa, também a Caixa de Crédito Agrícola, o Intermarché e a Farmácia do Mercado foram patrocinadores do evento.

Na final do dia 10 de junho, no Pombal, vão estar representados dois alunos por cada ciclo de ensino que participaram na Fase Intermunicipal, nomeadamente aqueles que conquistaram o primeiro de segundo lugares.

Antes da entrega dos prémios o vice-presidente e responsável pelo pelouro da Cultura do Município de Amares, Isidro Araújo, fez questão de deixar “uma palavra de apreço e de incentivo a todos os participantes para que a cultura e a literatura se mantenha presente nas suas vidas e para que se enriqueçam com essa área”. Congratulando-se com o facto de Amares acolher esta fase do concurso, Isidro Araújo felicitou, ainda, todos os pais, professores, bibliotecários que acompanharam esta iniciativa, todos os patrocinadores que apadrinharam, membros do júri e entidades envolvidas neste na concretização deste evento.

Apresentada por Jorge Brandão professor e bibliotecário e por Rodolfo Castro contador de histórias, a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, contou com a representação da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLAB), do Plano Nacional de Leitura, da CIM Cávado, de Coordenadores Interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares dos seis municípios e professores bibliotecários. Também o escritor Virgílio Vieira e o escritor e ilustrador Pedro Seromenho foram convidados desta iniciativa.

A tarde foi abrilhantada pela Escola de Música da AFA e pela academia de Teatro Tim. Bra com a peça de teatro “Vem aí o Zé das moscas”.

Vencedores da Fase Intermunicipal:

Do 1º ciclo, Carolina Azevedo (Esposende) alcançou o primeiro lugar, seguida de Dinis Esteves (Braga) e de 3º Beatriz Martins (Amares), que conquistaram o segundo e terceiro lugares respetivamente. No que diz respeito ao 2º ciclo, Joel Neves (Vila Verde) ficou em primeiro lugar, Lara Miranda (Barcelos) em segundo lugar e Gonçalo Gonçalves (Terras de Bouro), em terceiro lugar. Já em relação ao 3º ciclo, o primeiro lugar foi atribuído a Inês Vilas Boas (Barcelos), o segundo a Lara Costa (Esposende) e o terceiro a João Pereira (Braga). Finalmente, entre os alunos do ensino secundário foram selecionados Matilde Ribeiro (Amares), Ana Borges (Barcelos) e Inês Araújo (Terras de Bouro).