19 de Novembro de 2017

AMARES REFLETIU SOBRE O PAPEL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NA PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

24-10-2017

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Amares (CPCJ), em colaboração com a Coordenação Regional Norte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDCJ), organizou, recentemente, uma ação de formação, subordinada ao tema: “A intervenção dos Estabelecimentos de Educação e Ensino na Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens”. A iniciativa, dirigida aos educadores de infância, professores titulares e diretores de turma, decorreu na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda.

Preocupada com a qualidade da parceria que mantém com o Agrupamento de Escolas de Amares e numa lógica de complementaridade e de reforço da estreita articulação entre os membros da comissão, professores e comunidade escolar, a CPCJ de Amares considerou pertinente realizar, uma vez mais, uma sessão de esclarecimento para abordar temáticas como: o papel/função da escola na proteção à criança/jovem, os três tipos de atuações de caráter preventivo (prevenção primária, secundária e terciária), o princípio da subsidiariedade e a desmistificação da “sinalização”.

A sessão, cuja abertura ficou a cargo da Presidente da CPCJ de Amares, Cidália Antunes, foi orientada pela técnica Paula Gaio, da Coordenação Regional Norte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDCJ).