19 de Agosto de 2017

AMARES PROMOVEU “2º ENCONTRO UCC AMARES EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA”

22-05-2017

Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Saúde e Educação em contexto comunitário, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas: enfermagem, educação, comunicação, ciências humanas e sociais foi o objetivo do “2º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania”, que decorreu nos dias 19 e 20 de maio no Auditório Conde de Ferreira, em Amares.

A iniciativa juntou vários profissionais das áreas da saúde e educação e trouxe ao concelho, entre outros testemunhos distintos, o de Francisco George, Diretor Geral da Direção Geral da Saúde.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, deu as boas vindas a todos os participantes envolvidos nesta iniciativa e congratulou-se com a qualidade do programa proposto para reflexão e debate ao longo desta iniciativa que considerou “um importante momento de partilha de experiências e conhecimento que enriquecerá todos os intervenientes”. O autarca elogiou também os profissionais da saúde do concelho “que trabalham de forma abnegada em prol do bem-estar da população amarense”.

A iniciativa organizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares do ACeS Gerês/ Cabreira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares, o Município de Amares e a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, pelo segundo ano consecutivo, pretendeu contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em Cuidados de Saúde Primários, promover a partilha de experiências em contexto comunitário e a reflexão sobre os Cuidados de Saúde de Proximidade face a novas exigências do Cidadão.

Os primeiros painéis a marcar o arranque deste encontro foram: “As UCC na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários” e “Pensar… e Aplicar as Políticas de Saúde. ONDE… QUANDO… E COMO?”. Este painel contou com a intervenção da Vereadora da Ação Social do Município, Cidália Abreu, que abordou as medidas implementadas pela Autarquia tendo em conta a promoção da saúde, dividindo o momento com Francisco George, Diretor Geral da Direção Geral da Saúde, com Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da ARS e Laurinda Ladeiras, da Direção Geral da Educação.

O encontro prosseguiu com as intervenções dedicadas aos temas: “AE Amares…uma escola atenta à diferença”; “Boas práticas na Escola”; “A Minha Casa enquanto Unidade de Cuidados” e, finalmente, “O Domicilio enquanto Unidade de Cuidados Paliativos”.