20 de Novembro de 2018

Amares promove os melhores sabores da terra

13-04-2018

A cor pitoresca, a frescura e o sabor inconfundível dos produtos da terra atraiu, no passado sábado, dezenas de amarenses até ao Largo Dom Gualdim Pais naquele que foi o primeiro mercado tradicional de produtos locais – “Sabores da nossa terra”. O campo veio até à praça, aproximando os produtores locais e consumidores, numa iniciativa que pretendeu estimular a promoção, valorização e comercialização daquilo que é do concelho.

“Amares tem uma grande riqueza que vem da terra e o grande objetivo é expor precisamente os produtos da terra”, referia a presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, no decorrer deste mercado, dando conta que para uma primeira iniciativa o balanço era já muito positivo. “Os produtores têm vendido bem a broa, o mel, os nabos, as couves as tangerinas e as laranja. A iniciativa vem mexer com os nossos produtores o que é fundamental para o concelho”, reconheceu o autarca.

“Optamos por vir para este local para descentralizar um pouco. É importante explorar zonas diferentes do concelho e, neste caso, viemos trazer uma nova dinâmica à freguesia nomeadamente ao Largo D. Gualdim Pais”, acrescentou Manuel Moreira, referindo-se à importância da descentralização das diversas atividades impulsionadas pelo Município de Amares.

Frutas, hortaliças, citrinos, mel, compotas, licores, azeite e broa foram apenas alguns dos produtos que os amarenses puderam adquirir diretamente aos produtores locais nesta iniciativa organizada pela Amar Citrus com o apoio da Câmara Municipal de Amares e da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo.

“Está a ser um êxito. Esta é uma iniciativa que à partida sabíamos que tinha tudo para dar certo, temos os nossos produtos da terra, os nossos produtores, uns estão presentes outros não puderam estar mas estão cá representados e proporcionamos aos locais e a quem nos visita os produtos frescos da nossa terra, aproximando o produtor do consumidor, criando uma relação curta de comercialização dos produtos agrícolas e o consumidores, animando também este espaço”, sublinhou Adelaide Pereira, da Amar Citrus.

A ideia explica “é a partir de agora criar o hábito de vir ao mercado no primeiro sábado de cada mês, dar aos produtores a possibilidade de escoar os seus produtos e aos consumidores de poderem comprar os produtos frescos e de qualidade”.

O primeiro mercado tradicional de produtos locais foi animado pelo Rancho Folclórico de Figueiredo. A iniciativa repete-se no primeiro sábado do mês de maio.