20 de Novembro de 2018

AMARES PROMOVE COMPETÊNCIAS DIGITAIS ATRAVÉS DO PROJETO "CLIC@R NA MELHOR IDADE"

13-04-2018

Iniciativa destina-se à população sénior do concelho

"Clic@r na melhor idade", assim se chama o novo projeto que vai ser implementado pela Câmara Municipal de Amares de forma concertada com a INCoDe 2030, com o intuito de procurar desenvolver algumas competências digitais ao nível da utilização básica do computador, da navegação na internet e na utilização responsável do email e das redes sociais.

Implementada em articulação com as juntas de freguesia e IPSS´s do concelho, esta ação destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que ainda não têm um contato muito forte com o mundo digital. O projeto vai deslocar-se, da parte da manhã, às IPSS's e, da parte da tarde, às juntas de freguesia de forma gratuita.

A ideia base desta iniciativa é contribuir para lutar contra o cenário de exclusão digital em que vivem algumas pessoas e que não lhes permite aceder a informação útil para si e o seu bem-estar ou comunicarem com algum familiar que possa estar longe geograficamente.

O projeto implica o desenvolvimento de um trabalho em rede entre parceiros sociais locais, tendo em vista a constituição de uma Comunidade Criativa para a Inclusão Digital, no âmbito do projeto do Eixo 1 Inclusão - INCoDe2030, coordenado por Sofia Marques da Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A iniciativa interministerial INCoDe2030 (http://www.incode2030.gov.pt/) procura promover de forma articulada as competências digitais em Portugal estruturando-se em torno de 5 eixos: Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação.

Mais informações podem ser obtidas junto do Município de Amares ou da Junta de Freguesia do local de residência.