21 de Setembro de 2018

AMARES: PATRIMÓNIO E TRADIÇÃO EM REALCE NO

09-01-2018

Mais de 150 pessoas, entre caminhantes e ciclistas, participaram, na manhã de sábado, no "II Trilho dos Presépios”, promovido pelo Grupo de Jovens ACReditar de Santa Marta de Bouro, em parceria com as Paróquias de Bouro Santa Maria, Bouro Santa Marta, Goães e Seramil e respetivas juntas de freguesia, com o apoio do Município de Amares.

Integrada no programa anual de caminhadas do Município “Amares a Caminhar”, esta iniciativa resultou de um repto lançado à população das respetivas freguesias/paróquias para que criassem os seus próprios presépios de rua e culminou com esta caminhada, momento em que os diferentes exemplares foram apreciados pelos participantes.

Para o presidente da Câmara Municipal de Amares, que também se juntou aos participantes, esta é uma boa forma de começar o ano a caminhar, promovendo a saúde e o bem-estar, e de mostrar que as tradições estão bem vivas no concelho. “Juntamos as duas coisas, a saúde e a tradição do presépio e ver tanta gente aqui é sinal de vitalidade e de muita união do nosso concelho”, frisou Manuel Moreira, congratulando-se com o espírito de partilha e forte envolvimento de toda a comunidade que se dedicou à concretização, quer dos presépios, quer da caminhada.

Também o pároco das freguesias, Paulo Neiva, destacou a dedicação dos seus paroquianos e a comunhão entre a promoção do património local e da fé.

“No ano pastoral passado lancei o desafio das várias comunidades fazerem presépios de rua para dinamizar estas terras, que a nível paisagístico são bonitas, e depois fizemos o Trilho dos Presépios ”, referiu Paulo Neiva.

“Esta iniciativa pretendeu ainda promover a fé, com a realização dos presépios e depois o encontro e o convívio. Isto é para nos conhecermos”, acrescentou o padre.

O percurso pedestre, de 17 quilómetros, saiu de Seramil em direção a S. Bartolomeu pelo caminho do monte, percorrendo as freguesias de Bouro Santa Maria, Bouro Santa Marta e Goães, onde culminou. A edição deste ano contou com uma novidade, um percurso exclusivo para ciclistas (já que é uma zona muito procurada por quem pratica o montanhismo em bicicleta) em paralelo com a caminhada tradicional pelos presépios, que teve à volta de 30 quilómetros.