19 de Junho de 2018

AMARES IMPLEMENTA PROJETO “SAL A MENOS, SAÚDE A MAIS” NOS CENTROS ESCOLARES DO CONCELHO

05-01-2018

Arrancou em Amares, no mês passado, o projeto “SAL A MENOS, SAÚDE A MAIS”, promovido pela Know Food, empresa de restauração coletiva responsável pelo serviço de refeições nos centros escolares do concelho, em parceria com o Município de Amares, cujo objetivo passa por atingir os valores de referência definidos para o setor da restauração, restringindo-se o acesso a refeições com teores elevados de sal.

Este projeto compreende várias fases, desde a avaliação diagnóstica, formação dos manipuladores de alimentos, intervenção gradual sobre a sopa e prato, disponibilização de ervas aromáticas, atividades com as crianças e disponibilização de material informativo, entre outras.

A iniciativa surge motivada pelos objetivos estratégicos definidos pela Direção-Geral da Saúde na “Estratégia para a redução do consumo de sal na alimentação em Portugal”, que aponta as escolas/crianças em idade escolar como uma das áreas prioritárias. O setor da restauração tem, neste sentido, um papel fundamental no desenvolvimento de projetos que visem uma redução gradual e faseada no teor de sal nas refeições servidas.

Note-se que, o consumo excessivo de sal pela população é um dos maiores riscos de Saúde Pública em Portugal, tornando-se urgente propor medidas para a sua redução. Pequenas reduções podem trazer grandes benefícios para a saúde das populações não só ao nível das doenças cardiovasculares mas também ao nível de outras doenças crónicas prevalentes em Portugal.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de menos de 5 gramas de sal por pessoa por dia. Em Portugal, a quantidade de sal presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada, tornando-se, por isso, urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal na alimentação.