27 de Abril de 2017

AMARES ESTÁ ENTRE OS 20 PROJETOS NACIONAIS ESCOLHIDOS PELO CREATOUR

31-03-2017

Após ter-se candidatado ao projeto CREATOUR “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”, com as residências artísticas do ENCONTRARTE AMARES, o Município de Amares, ficou entre os 20 projetos selecionados a nível nacional para desenvolver iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos.

A chamada foi dirigida a diversas organizações, da cultura e do turismo, localizadas nas regiões Norte, Centro, Alentejo, e Algarve, que pretendessem desenvolver e concretizar projetos na área do turismo criativo e foram escolhidos 5 projetos de cada região, num total de 20, entre 138 candidaturas.

As experiências de Turismo Criativo dizem respeito a oportunidades de co-criação e desenvolvimento pessoal nos destinos turísticos, e costumam estar associadas à identidade e cultura do destino visitado. Amares quer assim ser pioneira no Turismo Criativo e terá oportunidade de trabalhar com 5 universidades do país e desenvolver as Residências do ENCONTRARTE como um atrator de turismo e promoção do território.

Este projeto procura promover o desenvolvimento deste tipo de propostas de qualificação do turismo fora dos grandes centros urbanos e assim contribuir para o florescimento de novas ofertas em turismo. Estas iniciativas poderão trazer em simultâneo um valor para o tecido empresarial regional e para a revitalização de atividades relacionadas com a identidade local e regional.

O projeto é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e tem como parceiros o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.Das 138 candidaturas recebidas foram selecionadas as 5 que mais se destacaram em cada região.

O CREATOUR é financiado pelo PACPrograma de Atividades Conjuntas do Portugal 2020, através dos Programas Operacionais COMPETE 2020, POR Lisboa, CRESCAlgarve 2020 e da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.