28 de Abril de 2017

AMARES É O PRIMEIRO CONCELHO DA REGIÃO DO CÁVADO COM CANDIDATURA AO CADASTRO DAS INFRAESTRUTURAS DE ÁGUA E SANEAMENTOAPROVADA

19-08-2016

No âmbito do aviso POSEUR, no domínio do Ciclo Urbano da Água Eixo prioritário “Proteger o Ambiente e Promover o uso eficiente de Recursos”, foi aprovada a candidatura do Município de Amares destinada à elaboração de Cadastro das Infraestruturas existentes de abastecimento de água e saneamento de águas residuais em baixa.

O Cadastro das Infraestruturas será uma compilação de informações que permitirá um conhecimento efetivo de todas as infraestruturas existentes no concelho, nomeadamente traçado rigoroso das redes e a caraterização de todas as tubagens e acessórios que as constituem.

Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal, destaca a importância desta aprovação para a modernização e melhor eficácia dos sistemas de água e saneamento. “Este é mais um passo e o resultado de um trabalho estruturado que tem vindo a ser desenvolvido para a melhoria da gestão da água e saneamento do concelho de Amares. Possibilitará a manutenção e a reparação das redes de uma forma mais eficiente e inteligente, com menores custos e maior rapidez”, refere o autarca.

Recorde-se que o Cadastro das Infraestruturas é uma das condições exigidas aos municípios para que possam apresentar candidaturas para o alargamento da rede de saneamento.

O financiamento comunitário aprovado para esta operação é de 134 704,57 euros, valor que representa um cofinanciamento pela União Europeia de 85%.