24 de Maio de 2017
geral@cm-amares.pt
07:14

Notícias Relacioandas

Não existem notícias relacionadas disponíveis.

Notícias

Notícias

AMARES E O PATRIMÓNIO SOBRE RODAS NA 10ª ROTA DA LARANJA

27-04-2017

A Ponte de Porto, Monumento Nacional, vai servir de local de partida à Rota da Laranja que comemora, este ano, uma década. O passeio de BTT, de cariz não competitivo, corre-se no dia 21 de maio, a partir de 9h00,  e vai contar com a participação de 300 participantes apaixonados pela modalidade, num percurso de 40 kms de dificuldade média /alta por alguns dos locais mais belos e emblemáticos do concelho.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento à comunicação social, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, sublinhou que esta “é uma prova de referência do concelho” e que se reveste de “grande importância pela forma como promove o concelho além fronteiras através do desporto aventura”.

O autarca congratulou-se com o número de participantes vindos de dentro e de fora do concelho/país e felicitou, ainda, a organização pela continuidade e sucesso da Rota da Laranja que, nesta edição, tem não só a laranja mas também os vinhos – dois dos produtos âncora de Amares – associados a esta iniciativa.

“A promoção da prática do BTT, desporto e dar a conhecer o Concelho de Amares, nas suas vertentes turísticas, vínicas, gastronómicas, agrícolas (laranja), empresariais, entre outras, são objetivos desta iniciativa”, com lotação do número de participantes já esgotada a cerca de seis semanas da prova, conforme explicou Pabelo Marques, do Pedalares – Clube de BTT de Amares, entidade que organiza o passeio.

Este ano, novos trilhos apresentam um novo desafio físico, pessoal e novas aventuras, num percurso que contempla, entre outras, novidades a passagem por algumas das quintas vitivinícolas do concelho (Quinta de Amares, Terras de Amares e Solar das Bouças), uma forma de “chamar a atenção” para um dos símbolos mais marcantes da economia local - o vinho verde da região.

Todos os participantes vão receber um Jersey e uma medalha comemorativos da 10ª Rota da Laranja e haverá, também, um almoço convívio, com porco no espeto, lembrou Pabelo Marques, destacando, ainda, o cariz solidário desta prova já que 1€ do valor de cada inscrição reverterá a favor da Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Por motivos de organização do passeio as inscrições estão fechadas. Apenas podemos receber 300 participantes. Temos muitos que vieram de França, Luxemburgo e Espanha de propósito para estarem connosco, referiu Pabelo Marques.

Laranja de Amares homenageada pelo Município com monumento evocativo

O dia da Rota da laranja vai ficar marcado pela inauguração de um monumento em homenagem à laranja do concelho, colocado na rotunda da Ponte do Porto.

“Esta era uma ideia que o presidente da Câmara tinha já há muitos anos e que será agora concretizada. Achámos que este seria o dia ideal para a sua inauguração. Trata-se de um monumento simbólico à laranja de Amares que deixará certamente a sua marca para o concelho e para quem nos visita”, adiantou o vice-presidente da Autarquia, Isidro Araújo, que revelou que a escultura, com sete metros de altura e cinco de largura, está a ser construída por vários escultores de renome nacional.

Referindo-se à Rota da Laranja, o vice-presidente não tem dúvidas de que tudo foi pensado e organizado para que a 10ª edição deixe “marcas e uma memória sobre o concelho de Amares”, em todos os betetistas.