19 de Novembro de 2017

AMARES DOA CERCA DE 25 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ZONAS AFETADAS PELOS INCÊNDIOS

16-10-2017

Os amarenses demonstraram, uma vez mais, o seu espirito solidário. Dois camiões carregados com cerca de 25 toneladas de alimentos, essencialmente feno, para colmatar as necessidades de algumas das explorações de animais mais necessitadas, após terem sido fustigadas pelos incêndios que assolaram um pouco todo o país, vão sair de Amares, entre o dia de hoje e amanhã, rumo aos concelhos de Lousã (Serpins) e Paredes de Coura.

A doação surge na sequência de um repto lançado pela Junta de Freguesia de Carrazedo, em articulação estreita com o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários, ao qual atenderam alguns particulares/produtores do concelho.

“Tinha cerca de 150 fardos de palha e ao aperceber-me que os fogos que ocorreram pelo país destruíram milhares de hectares de floresta e de terrenos de pasto, deixando os produtores sem meios para responder às necessidades básicas dos seus animais, decidi doá-los, dando o meu contributo para responder às emergências de alguns dos produtores que enfrentam este flagelo”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo, João Soares.

“Depois disso, alguns amigos da Freguesia de Carrazedo associaram-se generosamente também a esta iniciativa que se estendeu a outras freguesias do concelho, nomeadamente, Rendufe, Dornelas e Seramil”.

João Araújo, membro do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários, tem feito a ponte entre os Municípios de Amares, Lousã e Paredes de Coura, agilizando o processo de envio dos alimentos angariados.“Estes pedidos de ajuda foram chegando através do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários e conseguimos reunir esforços para atender com a maior brevidade possível às situações reportadas”, mencionou, adiantando que o material vai ser enviado para os bombeiros locais para que procedam à respetiva distribuição.

Reconhecendo o importante contributo deste gesto para com os concelhos afetados pelos fogos, o Município de Amares enaltece o altruísmo dos amarenses que nesta, como em outras iniciativas, demonstram um espirito solidário, deixando um agradecimento especial a todos os envolvidos nas ações solidárias que têm ocorrido na sequência desta calamidade que assolou o país.

A logística de carregamento e transporte do material (que inclui ainda alguns brinquedos, roupa e milho) está a ser assegurada pela empresa amarense Brunotir e pela Câmara Municipal de Amares, que se encarregarão de fazer chegar os produtos angariados aos municípios referenciados.