21 de Setembro de 2018

AMARES AVANÇA COM PROJETOS DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

09-03-2018

“Escola para Tod@s: sucesso na aprendizagem

Já começou a dar os primeiros passos a equipa multidisciplinar, composta por uma psicóloga, um terapeuta da fala e uma técnica superior de educação, que vai levar a cabo um projeto de combate ao insucesso escolar, com o objetivo de reduzir a taxa de retenção e de abandono precoce junto de alunos do 1º ciclo, abrangendo também uma turma do 2º ciclo, do concelho.

Implementado pelo Município de Amares, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares e em articulação com a comunidade escolar e as respetivas famílias, este projeto, com a duração de três anos, representa um investimento total de cerca de 200 mil euros.

“Escola para Tod@s: sucesso na aprendizagem”, assim se chama o respetivo projeto municipal, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado, que dá corpo a esta iniciativa, que pretende trabalhar no acompanhamento terapêutico de crianças com alterações da leitura e escrita numa fase muito precoce da sua escolarização, bem como no seu acompanhamento psicossocial, de forma a prevenir os casos de insucesso.

Tratando-se de um projeto que pretende agir fora da sala de aula, a intervenção de técnicos especializados assume particular importância num trabalho multidisciplinar com alunos em risco de insucesso e abandono escolar.

“Este é um projeto que surge no âmbito da CIM Cávado e ao qual a Câmara de Amares também se associou. Esta equipa tem a missão de acompanhar os alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo com eles estratégias no sentido de combater o insucesso escolar, motivando-os para uma contínua e progressiva aprendizagem”, sublinha a propósito o presidente da Câmara Municipal de Amares, que já procedeu à assinatura do contrato com os técnicos afetos ao projeto.

A par da escola, a família é o elemento determinante no sucesso educativo e pessoal das crianças e jovens, assim a participação ativa das famílias na educação das crianças, reflete-se tanto a nível de desenvolvimento de competências escolares como ao nível do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Neste sentido, o apoio, acompanhamento e aconselhamento às famílias será relevante para a qualidade e assertividade do exercício das suas responsabilidades enquanto responsáveis pela educação das crianças, combatendo o abandono escolar e potenciando melhorias no aproveitamento escolar.
Note-se que, em Portugal mais de 30% dos jovens com 15 anos já apresentam uma retenção no seu percurso escolar, sendo que na OCDE a média ronda os 13%. Em Amares, apesar dos esforços que têm vindo a ser realizados, as taxas de sucesso situam-se de uma forma geral ligeiramente abaixo das médias nacionais, daí o investimento neste projeto resultante da Operação: NORTE - 08 - 5266 – 0000098.