20 de Julho de 2018

Amares assinala Dia da Europa com hastear da bandeira

10-05-2018

A Câmara Municipal de Amares assinalou, hoje, o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, com o hastear da bandeira da União Europeia. A cerimónia do hastear das bandeiras aconteceu com a presença do Presidente Manuel Moreira e a colaboração de um grupo de 16 alunos da Escola Secundária de Amares, pertencentes ao Clube Europeu.

A iniciativa decorreu no âmbito de um desafio lançado pelo CIED Minho, fruto do Centro de Informação Europeia a operar na área geográfica das NUTs do Alto Minho, Cávado e Ave, do qual a Câmara de Amares faz parte.

Todos os anos, no Dia da Europa, no mês de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data, também conhecida como Dia da União Europeia, assinala o aniversário da Declaração Schuman, a declaração que deu origem à União Europeia. Esta declaração foi uma proposta da criação de uma entidade europeia supranacional avançada a 9 de maio de 1950 pelo estadista luxemburguês Robert Schuman.

O Dia da Europa é, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa ("Unida Na Diversidade") e o euro, um dos símbolos da identidade comum da União Europeia.

Este ano, efeméride é comemorada pelas delegações da União Europeia em todo o mundo com a realização de atividades e eventos durante todo o mês de maio.