27 de Maio de 2018

Amares acolheu primeira final do concurso intermunicipal “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”

27-04-2018

Realizou-se, durante a tarde da passada terça-feira, em Amares, a primeira final Concurso Municipal de ideias de negócio no âmbito do projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”. A iniciativa decorreu no Auditório Conde de Ferreira e selecionou dois projetos amarenses que vão participar na final intermunicipal agendada para 2 de junho no Município de Barcelos.

“Beach River Park”, um projeto de um parque turístico com diversas atividades implementado no concelho de Amares, e “MoSchool”, uma mochila com um guarda-chuva incorporado, foram os dois projetos selecionados de entre os participantes. Na final participaram 12 equipas, compostas por 44 alunos e 3 professores, apuradas na Escola Secundária de Amares.

Na sessão de abertura do concurso, que contou com a presença de Pedro Veloso em representação da Direção do Agrupamento de Escolas de Amares e Carlos Lima em representação da CIM Cávado, a vereadora da Educação do Município de Amares, Cidália Abreu, destacou a pertinência deste género de iniciativas.

“Nos dias que correm temos que ser empreendedores, dinâmicos, criativos e diferentes e, por isso, é de enaltecer este projeto pela forma como procura implementar uma cultura empreendedora junto dos nossos jovens”, sublinhou a veredora, felicitando todos os participantes, professores, parceiros e técnicos envolvidos neste projeto.

O júri composto foi composto por Carlos Lima, em representação da Cim Cávado, Jorge Pereira, da AEVH Associação Empresarial do Vale do Homem, e António Paredes, empresário do concelho de Amares.

O projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os Municípios associados e co-financiado pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e no âmbito da Comunidade Territorial de Cooperação entre as regiões do Cávado, Alto-Minho e Ourense.

Este projeto implementado ao longo do ano letivo 2017/2018 tem como objetivo promover “uma cultura empreendedora, o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade junto das comunidades educativas”, permitindo aos jovens o desenvolvimento de novos projectos empreendedores. O projeto inclui 28 escolas dos seis municípios do Cávado, envolvendo 1364 alunos e 63 professores, de um universo de 64 turmas, 27 do 3º ciclo do ensino básico e 37 do ensino secundário e profissional.