28 de Julho de 2017

AMARES ACOLHEU MAIS DE MEIO MILHAR EM CONVÍVIO COM FREGUESIAS COM O NOME “DORNELAS”

10-07-2017

A Freguesia de Dornelas acolheu, no passado sábado, o IV Convívio Inter-Freguesias com o nome “Dornelas”. A iniciativa juntou mais de 500 pessoas de Amares, Boticas, Sever do Vouga, Aguiar da Beira e Pampilhosa da Serra, que partilharam saberes, tradições e costumes, num dia que ficou marcado por muitos sorrisos e animação.

Para o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, que fez questão de compartilhar este momento de troca de experiências entre os seus munícipes e os dos concelhos visitantes “este foi um dia magnífico que ficará gravado na memória de todos os participantes pela alegria contagiante que se viveu”. “Este convívio é mais um excelente exemplo da simpatia, humildade e hospitalidade que carateriza o povo amarense e que mais uma vez mostrou que sabe receber”, sublinhou o autarca, reconhecendo, ainda, a importância deste género de iniciativas na valorização da identidade de cada concelho/freguesia.

Já o presidente da Junta de Freguesia, António Paredes, mostrou-se “extremamente feliz” por acolher na sua localidade estas centenas de pessoas. Entre poucas mas sentidas palavras deixou um agradecimento especial a todos os dornelenses da sua freguesia, particularmente àqueles que estiveram envolvidos na concretização desta iniciativa, pela forma “dedicada” com que prepararam este convívio, “dignificando” o concelho de Amares e as suas gentes.

A confraternização abriu com a receção aos convidados, junto à igreja, com a atuação da Banda Filarmónica de Amares a fazer as honras da casa às centenas de dornelenses que trouxeram até ao concelho de Amares as suas particularidades. O programa seguiu com uma missa e uma visita a alguns locais da freguesia de Dornelas, Amares a fechar o período da manhã. À tarde, a boa disposição foi uma constante com a atuação dos grupos musicais “Flores da Primavera”, “Amigos da Rambóia”, e Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Santiago de Goães”, a convidar a um pezinho de dança. Também os jogos tradicionais e um momento dedicado à zumba fizeram parte desta grande festa, onde não faltou, ainda, caldo verde e o pão com chouriço para terminar o dia em beleza.

O convívio promete continuar para o ano, com o concelho de Pampilhosa da Serra como anfitrião, em Dornelas do Zezere.