28 de Abril de 2017

AMARES ABRE PORTAS À HIPOTERAPIA NA QUINTA DE LAMOSO

13-01-2017

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o vice-presidente Isidro Araújo, estiveram, esta manhã, de visita à Quinta de Lamoso – Turismo Equestre, que se prepara para avançar com sessões de hipoterapia, um método terapêutico e educativo que procura promover a reabilitação física (construção da perceção de movimentos tridimensionais, coordenação motora, etc.) e psicossocial (melhoria da autoestima, da socialização, entre outras) de pessoas com necessidades especiais, através de diferentes exercícios de contacto físico e vinculação afetiva que implicam a ato de montar a cavalo.

Reconhecendo o importante contributo desta abordagem terapêutica e educacional para o desenvolvimento e estímulo de pessoas com necessidades especiais, o presidente da Câmara, manifestou a disponibilidade por parte do Município em cooperar na implementação deste projeto, cujos utentes do Ser Igual – Centro de Atividades Ocupacionais de Amares foram os primeiros a experimentar. “A Câmara de Amares está recetiva em colaborar com a Quinta do Lamoso para que todos estes jovens tenham acesso à hipoterapia porque facilmente identificamos os benefícios que poderá trazer às suas vidas, até porque neste pequeno período de tempo em que visualizamos o seu primeiro contacto com os cavalos é evidente a sua alegria e a forma como vão adquirindo autoconfiança à medida que se vão familiarizando com o animal e com o meio ambiente”, sublinhou Manuel Moreira.

“Louvamos o gesto deste empresário que fez um grande investimento em termos turísticos no nosso concelho e que agora o coloca ao serviço da comunidade, para ajudar aqueles que mais precisam”, acrescentou.

João Oliveira, proprietário do espaço, explicou a Quinta do Lamoso se trata de um local que está sobretudo vocacionado para turismo equestre para que os turistas e amarenses possam desfrutar dos seus cavalos, nomeadamente, com passeios a cavalo e de pónei, aulas de equitação, mas que surgiu a ideia de alargar este conceito a novos horizontes.

“Decidimos avançar para a hipoterapia e fizemos um contacto com o CAO de Amares para que trouxessem cá os seus utentes. As terapeutas desta IPSS´s passaram por cá antes para terem alguma aprendizagem e algum contacto com os cavalos e estamos numa fase de experiência”, começou por referir.

“Se tudo correr como previsto vamos avançar para que possam regularmente usar estas instalações para sessões de hipoterapia, que é uma terapia fundamental para o seu desenvolvimento, e precisaremos naturalmente do apoio das famílias para que este projeto vá para a frente”.

A Quinta de Lamoso localiza-se na bonita Vila Termal de Caldelas em Amares. Com mais de 80 000 m2, em ambiente natural, com uma paisagem deslumbrante, junto do Rio Homem, cavalos, póneis e charretes para passeios dentro e fora da quinta.