17 de Dezembro de 2017

600 participantes desfrutaram dos trilhos do concelho na 2ª edição do Amares Trail

30-11-2017

O Monte de São Pedro Fins e as belas paisagens que o rodeiam serviram de inspiração aos 600 desportistas, que participaram, durante a manhã de ontem, na 2ª edição do Amares Trail que teve como mote o lema "SE TE AMARES, VENCERÀS...".

O presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, que também aceitou o desafio e se juntou aos restantes atletas, no final do percurso congratulou-se com a forte adesão dos participantes e com a vivacidade que este género de iniciativas traz ao concelho de Amares.

“Estar no terreno e ver esta imensidão de gente desfrutar dos nossos trilhos, das nossas paisagens e partilhar com eles estes momentos que são únicos e que marcam em grande este dia, pela dinâmica, pela partilha, pela superação, pela alegria, pela vitalidade e pelo brilhantismo com que uma vez mais os amarenses mostram que são capazes é maravilhoso”, sublinhou o Manuel Moreira, felicitando a organização e deixando também uma palavra de apreço a todos aqueles que se envolveram nesta atividade.

Ricardo Rego, atleta dos Amigos da Montanha, foi o grande vencedor da prova longa, na distância dos 25 quilómetros, conquistando a primeira posição no pódio com o tempo de 1: 55: 31m. Na segunda posição ficou Joel Pereira, do Minho e Lima Trail, com o tempo de 1.55.39 e Amândio Antunes (individual) completou o pódio com o tempo de 2:01:26m.

Em femininos, Elsa Rodrigues, da Alexandra Carvalho Team, com o tempo de 2:59:42m, foi a primeira mulher a cortar a meta, seguida de Carla Antunes (3:00:58m) e Deolinda Antunes (3:04:09), da Palmeira Runners, alcançaram a segunda e terceira posições, respetivamente.

No trail curto a vitória esteve destinada a Adriano Morais, da Melgaço Alvarinho Trail, que percorreu os 15 quilómetros no tempo de 1:10: 42, Tiago Oliveira (individual)  ficou na segunda posição com o tempo de 1.14.34 e Carlos Coelho, da Trail Me, completou o pódio com o tempo 1:15:53m.

Na prova feminina a vitória sorriu a Sandra Araújo (1:28:08m), seguida da amarense Joana Fernandes (1.14.14m) que conquistou o segundo lugar. Teresa Silva completou o pódio feminino com o tempo de 1.15.53m.

A equipa Akuafit foi a grande vencedora, somando um total de 40 pontos. Alexandra Carvalho Team, com 61 pontos, terminou na segunda posição e a Palmeiras Runners, com 77 pontos, alcançou o terceiro lugar.

Forte adesão, dinamismo e satisfação dos participantes confirmaram sucesso da prova

“Conseguimos atingir o número máximo de participantes (600) a que nos propusemos e isso é sinal de que as coisas correram muito bem. Além disso, o feedback que tivemos por parte dos participantes, que se mostraram agradavelmente surpreendidos, não só com os trilhos mas também com toda a dinâmica e envolvência criada e com o apoio permanente prestado por todo o staff envolvido neste grande evento desportivo, foi muito mas muito positivo”, referiu, em jeito de balanço, Miguel Ribeiro um dos membros da organização.

Dando conta que os 600 participantes, das mais variadas idades, vieram um pouco de todo o país (Braga, Barcelos, Vila do Conde, Porto, Lisboa) e até do estrangeiro, nomeadamente de França, Miguel Ribeiro reconheceu que o sucesso desta iniciativa se deveu a uma série de entidades que acarinharam e apoiaram esta iniciativa desde o primeiro instante.

“Não posso deixar de reconhecer que a concretização e o sucesso desta iniciativa só foi possível graças ao apoio incondicional de todos os patrocinadores e parceiros do evento. Assim sendo, aqui fica o nosso agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Amares, a todas as juntas de freguesia envolvidas e por onde passou a prova, à Bruno Tir, Farmácia do Mercado, Restaurante Pizzaria Tróia, Padaria Aurora do Minho, Cruz Vermelha e Bombeiros Voluntários de Amares e restantes parceiros, a todos sem exceção que estiveram ao nosso lado”.

Recorde-se que a 2ª edição do Amares Trail arrancou no Monte de Nossa Senhora da Paz e passou por várias freguesias do concelho: Paredes Secas, Caires, Portela, Caldelas, Besteiros, terminando em Ferreiros, local onde decorreu a cerimonia de entrega de prémios.