15 de Novembro de 2018

Página inicial > CPCJ Amares > Notícias e Eventos

18-05-2018

20 Aniversário CPCJ de Amares

A CPCJ de Amares comemora, no próximo dia 18 de maio, 20 anos de existência, assinalando esse dia com uma pequena Gala no Auditório Conde Ferreira em Amares, pelas 21 horas.
Esta gala contará com a presença solene do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Amares, Dr. Manuel Moreira, e da Sra. Vereadora, Dra. Cidália Abreu, e terá intervenções da atual Presidente da CPCJ de Amares, Dra. Glória Teixeira, bem como da anterior presidente, Dra. Cidália Antunes.
As atuações infantis assumirão especial destaque, com vários momentos musicais e performativos a cargo do grupo “EscoláBombar” e jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Amares, do JI da Santa Casa da Misericórdia de Amares, da AFA Estudos Musicais e da honrosa participação da cantora Patrícia Palhares, finalista do programa televisivo de talentos “Just Duet” e protagonista do musical “O Livro Mágico”.
A CPCJ de Amares agradece o apoio do Município de Amares e da União de Juntas de Freguesia de Amares e Figueiredo nesta iniciativa, que se pretende de festa e confraternização, mas também de alerta e sensibilização para os Direitos das Crianças e para o papel da CPCJ na sua defesa.

Abril de 2018

CPCJ de Amares assinala o mês de abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos Infantis

Desde o início do século XXI, o mês de abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em muitos países, sendo o Laço Azul o elemento icónico que marca a iniciativa.

Em abril de 2018, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Amares, com o apoio do Município de Amares, da Graficamares, d’A Modelar e da Cristina Publicidade, associam-se à campanha, promovendo uma série de ações de sensibilização.

Desde o início do mês, estão a ser trabalhados, em sala de aula, nos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Amares, textos alusivos à problemática dos maus-tratos.

Paralelamente, foram distribuídos pelo concelho cartazes alusivos à campanha.

No dia 27 de abril, às 12 horas, será formado em simultâneo em todas as escolas do concelho um Laço Azul Humano, sendo distribuído por todas as crianças um autocolante no âmbito da iniciativa, que contará com a presença do ilustríssimo Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, e a Senhora Vereadora da Educação e Ação Social, Cidália Abreu, bem como todos os elementos que integram a CPCJ de Amares.

A campanha do Laço Azul teve origem nos Estados Unidos da América, no final dos anos oitenta, pela mão de Bonnie Finney, uma avó que, com o intuito de alertar a comunidade para os maus-tratos a que os netos eram submetidos pelos seus pais, colocou na antena do seu carro uma fita azul, para que as pessoas se questionassem sobre tal adereço. O azul simbolizava as marcas e hematomas sofridos pelas crianças.

No ano em que comemora os seus 20 anos de existência, a CPCJ de Amares não quer deixar de cumprir a sua missão de prevenção e sensibilização da comunidade amarense, convidando todos à reflexão e envolvimento no combate a esta problemática.