18 de Dezembro de 2017
geral@cm-amares.pt
20:14

Autarquia

Página inicial > Autarquia > Câmara Municipal > Executivo Municipal > Notas biográficas

Manuel da Rocha Moreira

Presidente da Câmara - Independente eleito pelo PPD/PSD_CDS/PP

pcma Nasceu em Julho de 1955 na freguesia de Parada de Bouro em Vieira do Minho. Licenciado em Educação Visual pela Universidade do Minho exerceu a carreira de professor ao longo de 35 anos no Concelho de Amares. No seu percurso desempenhou vários cargos diretivos e de gestão. Foi Presidente do Conselho Diretivo da EB23 de Amares e Diretor Executivo do Agrupamento de Escolas de Amares até ao ano de 2012. Colaborou com várias instituições, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Amares onde foi mesário e Presidente da Assembleia Geral. Foi membro da Junta de freguesia de Parada de Bouro e da Assembleia Municipal de Vieira do Minho, concelho onde desempenhou a função de vereador e vice-presidente durante dois mandatos. No mandato 2009 a 2013 foi vereador sem pelouro, na oposição, na Câmara Municipal de Amares tendo assumido nas eleições de Outubro de 2013 a sua presidência.

 

Isidro Gomes de Araújo

Vice-Presidente PPD/PSD_CDS/PP

Vereador

Nasceu em Maio de 1956 na freguesia de Remelhe do concelho de Barcelos. Licenciado em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa onde também defendeu tese de Mestrado em 1985, na área das Literaturas Clássicas e onde trabalhou alguns anos como orientador de estágios na formação inicial de professores. Exerceu a carreira de professor ao longo de 40 anos dos quais 38 no Concelho de Amares, onde foi Presidente do Conselho Diretivo e Diretor Executivo da Escola Secundária de Amares durante 10 anos. Foi ainda Diretor do Centro de Formação de Professores de Entre Homem e Cávado e Diretor do Centro de Formação de Professores do Alto Cávado. Foi Deputado na Assembleia da Republica entre 2013 e 2015, Presidente da Assembleia Municipal de Amares entre 1990 e 1997, Vereador da Câmara Municipal de Amares, sem pelouros, durante 3 mandatos autárquicos e ainda membro da Junta de Freguesia de Carrazedo, onde vive há 40 anos. É vice-presidente da Câmara Municipal de Amares desde Novembro de 2015.

 

 Cidália Maria Alves de Abreu

Vereadora - Independente eleita pelo PPD/PSD_CDS/PP

Cidália Abreu Nasceu em Janeiro de 1978 na freguesia de Fiscal, Concelho de Amares. É Mestre em Psicologia Escolar e da Educação. Desempenhou a função de psicóloga em contextos escolares nos respetivos gabinetes de Serviço de Psicologia e Orientação Escolar e Profissional em Viana do Castelo. Foi Técnica do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências do Concelho de Amares; exerceu o papel de animadora de Univa (atual GIP) no Concelho de Amares; desempenhou o papel de psicóloga e secretária na CPCJ de Amares, realizou acompanhamento psicoterapêutico em vários contextos clínicos, bem como coordenou vários projetos na área da formação. Foi membro da Assembleia da Junta de Freguesia de Fiscal, sendo posteriormente Presidente da referida Assembleia durante 4 mandatos. É vereadora da Educação, Ação Social e Saúde no Concelho de Amares desde Outubro de 2013.

 

Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro

Vereador PPD/PSD_CDS/PP

Vitor PatricioÉ professor universitário e nasceu em julho de 1976. Residente na freguesia de Ferreiros, atual União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros tem sido premiado com vários prémios de inovação e integra várias redes de investigação internacional. Na década de 90 enquanto estudante da Escola secundária de Amares iniciou o seu movimento associativo ao colaborar com as atividades do desporto escolar. Desde essa data que tem colaborado com diferentes movimentos associativos no Concelho de Amares. Durante a sua juventude foi dirigente da JP de Amares, sendo atualmente o presidente da Comissão Politica do CDS-PP de Amares e, simultaneamente, conselheiro nacional do partido. Atualmente é deputado na Assembleia Municipal de Amares, cargo que exerceu também noutros mandatos, integra o Conselho da Comunidade do Agrupamento dos Centros de Saúde Cávado II, o Conselho Municipal de Juventude de Amares e o Conselho Municipal de Educação de Amares.

 

João Luís Veloso Alves Esteves

Vereador PPD/PSD_CDS/PP

João EstevesNasceu em agosto de 1987 na freguesia de Amares. Licenciado em direito pela Universidade do Minho e pós graduado em direito dos contratos e empresas pela mesma instituição exerce advocacia num escritório em Amares. Integra os órgãos da delegação da Ordem dos Advogados de Amares.

Desde muito novo ligado ao desporto em amares representou, como atleta, durante vários anos, o Futebol Clube de Amares e o Clube Desportivo Recreativo Cultural dos Estrelas de Figueiredo.

É membro dos órgãos sociais da Confraria da Senhora da Paz.

 

Pedro Costa

Vereador PS

Pedro CostaNasceu em 1969 em Paris, tem licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e pós-graduação em Marketing Digital. Sendo Técnico Superior na Universidade do Minho, integra a equipa de assessoria da Reitoria e a convite lecionou aulas de jornalismo audiovisual.

Enquanto comunicador começou na Rádio Amares, passando pela RTM e Rádio Clube Português. Foi jornalista, voz off de rádio e televisão, entrevistador e Diretor de Estação. Foi formador, editor e consultor editorial. Integrou a Direção da Associação Portuguesa de Radiodifusão e participou como orador em inúmeros congressos e conferências. Em 2017 foi editado pelo CECS – UMinho um livro da sua autoria sob o título Teias da Rádio.

Em Amares, associativismo, desporto, cultura e solidariedade social são campos onde atua como voluntário. Foi atleta federado, é dirigente associativo e colaborou com a Feira Franca Concelhia, as Festas de Stº António, o Encontrarte, para além da Valoriza, IPSS a que preside e que tem desenvolvido inovadoras respostas sociais no concelho.

Tem prestado o seu contributo em algumas iniciativas da Câmara. Foi deputado municipal, esteve na Assembleia de Freguesia de Amares, tendo sido secretário na Junta de Freguesia.