27 de Abril de 2017
geral@cm-amares.pt
19:39

Concelho

Página inicial > Concelho > Localização

LOCALIZAÇÃO

Situado na parte Norte de Portugal Continental, e a cerca de 50 km do litoral, o concelho de Amares insere-se no distrito de Braga e na NUT III1 – Cavado. Com uma area aproximada de 82 km2.

O Minho ocidental e caracterizado, grosso modo, por uma serie de elevações montanhosas (Serra Amarela, Serra do

Geres e Serra da Cabreira) com sentido Sudoeste – Nordeste fortemente entalhadas pelos principais rios ali existentes, nomeadamente os rios Lima e Cavado.

O concelho de Amares faz fronteira administrativa com os concelhos de Braga a Sul,, Vila Verde a Noroeste e Terras de Bouro a Norte (todos eles pertencentes a NUT III – Cavado) e com os da Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho a Sudeste (pertencentes a NUT III – Ave). Os limites do concelho estão intimamente ligados às carateristicas típicas do relevo.

Assim, toda a parte meridional do concelho tem como limite o entalhe exercido pelo Rio Cavado, enquanto a parte

setentrional tem como limite o Rio Homem (afluente do Cavado). O limite do concelho a Norte e exercido pela altitude fruto da proximidade da Serra do Geres. Amares pertence, ainda, e juntamente com os municípios de Barcelos, Braga, Esposende, Vieira do Minho, Montalegre, Povoa de Lanhoso e Terras de Bouro, a Associação de Municípios do Vale do Cavado.

 


Ver mapa maior