19 de Outubro de 2019
geral@cm-amares.pt
16:17

Turismo e Cultura

Página inicial > Turismo e Cultura > Onde ficar > Empreendimentos Turísticos > Casa do Casal do Carvalhal

CASA DO CASAL DO CARVALHAL

A Cada do Casal do Carvalhal integra-se num pequeno complexo agrícola que anexa um conjunto de infraestruturas próprias das propriedades com estas características como eira, sequeira, lagar, adega, cozinha regional, entre outras.

Com localização em Barreiros, esta casa serviu, inicialmente, como local de produção agrícola dos monges Beneditinos, fundadores do Mosteiro de Rendufe. Com a dissolução das ordens eclesiásticas no século XIX, a casa e os terrenos envolventes foram adquiridos pelos antepassados da atual família, em 1881, que naquela época eram caseiros dos monges. Tendo sido uma família de tradições cristãs, do seu berço, e como moradores, destacaram-se entre outros, João Manuel de Barros, Arcipreste de Braga e Hilário Veloso de Barros, capelão do Santuário do Bom Jesus.

A estrutura inicial da casa remonta a longa data, tendo sofrido ao longo dos anos obras de ampliação e de remodelação tendo-lhes sido atribuídas características típicas da casa rural minhota, sendo ela agora um bom exemplo da arquitetura popular portuguesa que importa preservar, aliada à arquitetura contemporânea que lhe confere características únicas.

 

Contactos:

Rua do carvalhal, nº 76 Barreiros

4720-103 Amares

Telefones: 253 90 83 23 / 911 891 920

Email: geral@casaldocarvalhal.net

 

Mapa


Exibir mapa ampliado