29 de Junho de 2017
geral@cm-amares.pt
08:11

Página inicial > > Cultura e Turismo

O Município de Amares tem vindo a considerar o Turismo como uma área importante para o desenvolvimento do Concelho.

Têm havido importantes investimentos privados. O balneário termal de Caldelas foi totalmente renovado. Estão já em curso e em projecto interessantes investimentos ao nível do TER. Alguns investimentos ao nível da restauração também devem ser registados.

Por outro lado, o Município de Amares tem feito o seu papel no que toca à valorização dos recursos. A estância termal de Caldelas tem sido requalificada. A Abadia, por seu lado, está mais agradável.

Com a intervenção de algumas Juntas de Freguesia e com o apoio da Câmara Municipal, algumas zonas de lazer junto aos rios estão mais apelativas. Através da ex. Associção de Municípios do Vale do Cávado, actual CIM - Cávado, foi elaborado um estudo de monotorização das águas em vários locais dos rios Cávado e Homem, tendo em vista a definição de locais mais adequados para a instalação de equipamentos e zonas de lazer. 

Sendo que o turismo é uma área muito transversal, devemos considerar os projectos que dizem respeito à cultura e ao património como fundamentais para a qualificação do destino turístico. Investimentos na “Geira”, o Centro Interpretativo e a iluminação/valorização da Ponte do Porto (Monumento Nacional) são alguns exemplos.

A gastronomia e os vinhos de Amares têm merecido a importância devida. O Festival das Papas de Sarrabulho é já uma referência no cartaz gastronómico da região. Temos promovido várias iniciativas para promoção da nossa gastronomia e dos nossos vinhos.